FREAK! – Arthie Atherton, o Esqueleto Vivo

Se você é do tipo que reclama do seu peso ou da sua Aparência, este Post é para vocês!

Arthur Moll, que logo após recebeu o nome artístico de Artie Atherton, nasceu em Saginaw, Michigan, em 30 de janeiro de 1890, pesando apenas dois quilos ao nascer. Até a idade de seis anos, ele teve que ser carregado em  um travesseiro, como ele era muito frágil para andar, passou a locomover-se por uma cadeira de rodas com idades entre seis e dez, e depois andou de muletas até a idade de 17. Ele se juntou ao circo Barnum e Baily, em 1909 e realizou um trabalho como repórter de um jornal em Chicago durante a época de baixa-temporada. Ele trabalhou como locutor de circo, bem como um FREAK e então denominou-se como “O Cara Esqueleto“.

Artie deu suas características (sem dúvida exageradas) da seguinte forma: ele pesava 38 quilos e media cerca de 3 ½ polegadas ao redor do bíceps, 16 polegadas ao redor da cintura, 6 ¼ polegadas em torno da coxa, e usava sapatos de tamanho 3 e luvas de tamanho 6. Não havia nenhuma razão patológica para seu tamanho, segundo ele, eram apenas “pequenos ossos“. Ele nunca se sentiu mal por causa disso e comia três refeições por dia.

Artie casou-se com uma encantadora de serpentes de circo, Blanche Buckley, e o casal teve dois filhos com média de peso: Maria Adelaide, nascida em 1913, e Harold, nascido em 1915. Harold pesava 12 libras no nascimento, Adelaide pesava nove. Na idade de três anos e meio, Adelaide foi inscrita – e venceu – em um concurso chamado “bebê perfeito“em Nova Iorque. Sua “perfeição” contrariava a atitudes pró-eugenia que predominaram na década de 1910 – seu pai era um freak show, o que dificilmente seria possível criar uma Criança tão Perfeita, de acordo com a história da família.


Infelizmente, Artie chegou a um fim precoce, enquanto visitava Pontiac, Michigan, em julho de 1920. Ele foi atropelado por um carro enquanto atravessava a rua e morreu no local por causa do grande número  de ferimentos.

Freak.! ;D

Deixe um comentário