Bocejar, uma Atitude Contagiosa!

Yawning1O bocejo é frequentemente descrito como um reflexo contagioso. Se uma pessoa boceja, isso pode causar um outro Bocejo “Simpatico”. Observando o rosto de uma pessoa Bocejando (especialmente o seu olhos), até mesmo ler ou pensar no bocejo, pode fazer com que a pessoa Boceje. O provável motivo para uma pessoa bocejar ao ver outra bocejando pode estar nos neurônios-espelho, ou seja, neurônios do córtex frontal de certos animais vertebrados, que ao serem expostos a um estímulo de um animal da mesma espécie, ocasionalmente espécies interespecíficas, ativa as mesmas regiões do cérebro. Neurônios-Espelho tem sido proposto como uma força motriz para a imitação, que está na origem da aprendizagem humana, como por exemplo, a aquisição da fala. Bocejo pode ser uma ramificação do mesmo impulso de imitar. Um estudo feito em 2007 descobriu que crianças com autismo não aumentaram a sua frequência de bocejo após ver vídeos de outras pessoas bocejando, em contraste com as crianças com desenvolvimento típico. Isto suporta a alegação de que o bocejo contagioso é baseado na capacidade de empatia.

Para analisar a questão em termos de vantagem evolutiva, se houver uma em tudo, bocejo poderia ser parente do instinto. Outras teorias sugerem que o bocejo serve para sincronizar o humor em Animais gregários, semelhante ao de uma alcateia de lobos. Mostra sinal de cansaço aos outros membros do grupo, a fim de sincronizar padrões de sono e períodos. Este fenômeno tem sido observado entre os diversos primatas. Os gestos de ameaça é uma forma de manter a ordem na estrutura social dos primatas. Foram realizados estudos específicos com chimpanzés e Macacos de cauda curta. À estes animais foi mostrado um vídeo de outro bocejo coespecífico; ambas as espécies bocejaram também. Isto ajuda a confirmar parcialmente o bocejo como Contagioso.

Yawning2

Gordon Gallup, que hipotetizou o bocejo como uma forma de manter o cérebro fresco, também hipotetizou o “bocejo contagioso” como um instinto de sobrevivência herdado de nosso passado evolutivo. “Durante a história da evolução humana quando nós eramos sujeitos a predação e ataque de outros grupos, se todos bocejassem em resposta por ver alguém bocejando, todo o grupo se tornava muito mais vigilante, e muito melhor para detectar perigo.”

Um estudo recente realizado pela Universidade de Londres, sugeriu que a “contaminação” dos bocejos passa do homem para o cachorro. O estudo observou que 21 dos 29 cães bocejaram quando um estranho bocejou na frente deles, mas eles não bocejaram apenas quando alguém abriu a boca.
Yawning3Em animais não-humanos, bocejo pode servir como um sinal de alerta. Por exemplo, Charles Darwin, em seu livro “A expressão das emoções no homem e dos animais”, mencionou que babuínos utilizam o bocejo para ameaçar seus inimigos, possivelmente por meio da exibição dos grandes dentes caninos. Do mesmo modo, o Peixe-de-Briga só boceja quando vêem uma coespécie (mesma espécie) ou sua própria imagem no espelho, e os seus bocejo acompanham, frequentemente, de um ataque agressivo. Os Suínos também bocejam em uma exibição de posição dominante ou raiva, exibindo os seus impressionantes incisivos, esta é muitas vezes acompanhada de rosnado e aromas de marcação. Os Pinguins empregam o bocejo como parte de seu ritual “amoroso”. Um casal de Pinguins ficam frente-a-frente  e os machos encarregam-se no que é descrito como um “Exibição Estática”, e com os bicos abertos, seus rostos apontam na direção do céu. Esta característica também foi observada entre os pinguins Imperador. Investigadores foram tentar descobrir por que essas duas espécies diferentes possuem parte desta característica, embora não compartilhando o mesmo habitat. Cobras bocejam, tanto para realinhar suas presas após uma refeição, ou por razões respiratórias, como a sua traquéia podem ser vistas a expandir-se quando fazem isso. Cães muitas vezes depois de ver as pessoas bocejando, bocejam.
Certas superstições cercam o ato de bocejar. O mais comum deles é a supertição de que é necessário cobrir a boca quando bocejar, a fim de evitar a fuga da alma do corpo. Os gregos antigos acreditavam que bocejo não era um sinal de aborrecimento, mas de que a alma estava tentando escapar de seu corpo, para que ele pudesse ficar com os deuses nos céus. Esta supertição foi também compartilhada pelo Mayas.
Yawning12
Algumas dessas supertições foram criadas a fim de impedir as pessoas de cometerem gafes. No entanto, afirma-se que foram criadas a partir da preoucupação com a saúde Pública.
Algumas curiosidades sobre o Bocejo:
  • Em média, o bocejo dura cerca de seis segundos
  • Sua freqüência cardíaca pode subir mais que 30% durante um bocejo
  • 55% das pessoas vão bocejar dentro de cinco minutos ao ver alguém bocejar
  • Pessoas cegas irão bocejar após ouvir o som de alguém bocejando
  • Ler sobre o bocejo vai fazer você bocejar
  • Atletas olímpicos às vezes bocejam antes do campionato
  • Após ler este Post Você Bocejou Várias vezes
Yawning5
Tradução feita por mim.

Interessante.! ;D

3 respostas em “Bocejar, uma Atitude Contagiosa!

Deixe um comentário